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Dicas de Segurança

  • O Sicoob não envia motoboys ou funcionários à sua residência para retirar cartões.
  • Não perca seu cartão de vista, mantenha-o com você e aguarde a chegada da maquininha ou acompanhe a pessoa até ela.
  • Ao efetuar uma transação, observe se o cartão devolvido é o mesmo entregue ao funcionário do estabelecimento, confira seu nome. Isso evita que seu cartão seja trocado.
  • Não empreste seu cartão a outras pessoas, seu cartão é pessoal e intransferível.
  • Não informe o número do seu cartão em sites desconhecidos, ou links recebidos através de e-mail ou SMS.
  • Não empreste o cartão ou fornecer seus dados (Número, código de segurança, validade e senha) a outras pessoas.
  • Sempre confira o extrato de conta corrente e/ou fatura pela Internet e, caso tenha alguma despesa que não reconheça, mantenha contato imediatamente com a central de atendimento ou com a sua cooperativa.
  • Guarde os comprovantes de venda, esse documento comprova que a sua compra foi aprovada. Confira-os mensalmente juntamente com o extrato de conta corrente e/ou fatura, isso ajuda a se recordar das compras que efetuou.
  • Mantenha os telefones e demais dados cadastrais atualizados, especialmente o número do celular, pois esse é importante para o recebimento de SMS ou contato da área de prevenção e segurança.
  • Ao receber um SMS informando sobre uma transação, caso a desconheça, mantenha contato imediatamente com a central de atendimento ou cooperativa, evitando que novas transações indevidas sejam realizadas.
  • Em caso de perda ou roubo do cartão, comunique imediatamente a central de atendimento ou cooperativa para evitar que o seu cartão seja usado indevidamente.
  • Não guarde o cartão e a senha juntos, pois em caso de perda ou roubo, quem tiver acesso poderá utilizar o cartão indevidamente.
  • Caso necessário, ao efetuar um saque, aceite apenas a ajuda de pessoas conhecidas ou de um funcionário da cooperativa identificado pelo crachá.
  • Não se ausente do terminal até que o saque seja concluído.
  • Caso o cartão fique retido no terminal, solicite a ajuda de um funcionário da cooperativa, sem desviar a atenção do terminal de saque.
  • A senha é pessoal e intransferível, ou seja, você não deve compartilha-lá com ninguém.
  • Não permita que ninguém veja você digitando-as, tome cuidado ao utilizar os Terminais de Autoatendimento e ao realizar compras.
  • Memorize-as, não anote e nunca as guarde junto com o cartão.
  • Não fale sua senha por telefone a ninguém.
  • Evite utilizar data de nascimento, telefones, números de documentos ou sequências para cria-las.
  • Não as digite em sites desconhecidos, ou em páginas abertas através de links recebidos por e-mail ou SMS.
  • Acesse o site do Sicoob digitando no navegador o endereço oficial www.sicoob.com.br e evite acessar links patrocinados obtidos através de ferramentas de busca como Google/Yahoo.
  • Use senhas diferentes e troque-as com frequência.
  • Ao acessar o Internet banking - https://ib.sicoobnet.com.br/inetbank/login.jsp - um cadeado fechado aparece após você digitar cooperativa e conta, ao lado da URL. Ele indica que temos um certificado para garantir um acesso seguro. Fique de olho: caso não apareça, cancele imediatamente a operação.
  • A senha de efetivação é utilizada apenas para concluir transações financeiras solicitadas por você.
  • A senha de efetivação não é solicitada para atualizações de segurança ou instalações de arquivos.
  • O Sicoob não solicita atualizações de programas por e-mail, celular, sms ou internet.
  • Ao realizar uma transação via QR Code, confira no visor do seu celular se os dados batem com as informações apresentadas no computador.
  • Sempre verifique a data de seu último acesso. Caso note alguma irregularidade, ligue imediatamente para a Central de atendimento.

Celular

  1. Utilizar o celular para realizar consultas e transações bancárias já faz parte do dia a dia, mas é preciso tomar alguns cuidados para garantir a proteção dos seus dados e acessos:
  2. Jamais empreste seu telefone celular para pessoas desconhecidas. Mesmo com senhas de acesso, seus dados podem ficar armazenados, facilitando o acesso indevido.
  3. Da mesma forma, nunca use celulares de terceiros para acessar a sua conta.
  4. Existem vírus para celulares. Baixe antivírus adequado para seu celular.
  5. Quando usar serviços via telefone, seja discreto ao confirmar seus dados cadastrais. Isso impede que suas informações sejam ouvidas e usadas por pessoas mal-intencionadas.

Telefone Fixo

  1. Muito cuidado ao receber ou fazer ligações para centrais de atendimento. Números falsos são espalhados pela Internet, ou enviados por SMS, e-mail e redes sociais.
  2. Contate o Sicoob somente dos números do site oficial www.sicoob.com.br.
  3. Tenha cuidado com ligações recebidas. O Sicoob não liga para cooperados solicitando senhas, número de cartão e dados pessoais e bancários.

WhatsApp e SMS

O caixa eletrônico é um canal alternativo de atendimento e atende aos clientes em milhares de pontos espalhados pelo Brasil. Por ficarem em locais de acesso público, é importante que você tome alguns cuidados ao utilizar esses terminais:

  • Nunca aceite ajuda de estranhos e não permita que estranhos se aproximem quando estiver utilizando um caixa eletrônico e proteja o que está digitando para que ninguém veja.
  • Após utilizar o caixa eletrônico, confira se o cartão que está guardando é o seu.
  • Nunca aceite propostas, como a transferência de valores para sua conta, tampouco o uso da sua conta por terceiros para transações que não são de seu interesse. Proteja-se de golpes e outros transtornos.
  • À noite, redobre o cuidado evite usar Maquinas de Autoatendimento. Nesse período, a circulação de pessoas diminui e você fica mais exposto a riscos.

Ataque pela internet

Usuário recebe link ou arquivo por e-mail que, ao ser clicado, altera configuração de segurança do computador, permitido acesso remoto por fraudadores.

Mensagens falsas

Por e-mail ou celular, o usuário recebe mensagens com links que levam ou direcionam a páginas falsas que capturam informações do cliente.

Phishing

Golpistas enviam mensagens eletrônicas que se passam por comunicação oficial do Sicoob (ou outro site popular); é comum essa mensagem informar que, se a pessoa não fizer os procedimentos que estão naquele e-mail haverá consequência séria, só que ao clicar no link o usuário é redirecionado para uma página falsa do Sicoob.

Malware

Uma nova página inicial surgiu sem sua permissão? Há uma barra de ferramenta ou atualizações que brotou em seu navegador? Tentou acessar um site e foi redirecionado para outro? Suas ferramentas de proteção foram desativadas? Contatos de e-mails e rede sociais avisaram que você mandou conteúdo estranho? Se sim, provavelmente você carga um malware. Se a velocidade, tanto em navegadores na internet quanto na execução de programas, ficar visivelmente debilitada repentinamente é outro sinal. Um malware costuma interferir no desempenho por usar parte do potencial de sua máquina para outros fins. Isso também causa travamentos.

Estelionatários usam WhatsApp como ferramenta para aplicar golpe

Para aplicar o golpe, o criminoso entra em contato, através do WhatsApp, com um amigo próximo ou um parente da vítima que teve o celular clonado, perguntando se a pessoa tem acesso ao banco via computador ou celular. Diante da resposta afirmativa, o golpista pede ao amigo faça uma transferência de urgência, com a promessa de devolver o dinheiro em espécie. Ele passa o número da conta em que o dinheiro deve ser depositado para concretizar o crime. As vítimas acabam acreditando na situação, uma vez que o pedido vem direto do número de telefone da pessoa conhecida. Por isso antes de fazer qualquer transação bancária a pedido de um parente ou amigo, a pessoa entre em contato por telefone ou pessoalmente, com que está fazendo o pedido.

Cuidado com os documentos

A maioria dos documentos acontece com o uso de documentos roubados, furtados ou extraviados. Se você foi vítima de uma destas situações, a primeira atitude a ser tomada é registrar um Boletim de Ocorrência (BO). No primeiro caso (roubo), você deve ir até uma delegacia, nos demais, você pode emiti-lo através do site de Secretaria de Segurança Pública. 

Golpe do motoboy

Fraudadores ligam para o cliente e questionam uma suposta compra no cartão. Pedem as senhas para supostamente bloquear o cartão e oferecem  mandar um motoboy ao cliente para recolher o cartão para "perícia".

Golpe do DDA

Consiste no envio de falso e-mail informando sobre descontou e por isso solicitam que desconsiderem o pagamento do DDA e realizem o pagamento do novo boleto enviado pelo e-mail. Dessa forma, ao efetuar o pagamento desse "novo boleto" os recursos são desviados para outra pessoa, portanto a quitação da obrigação prevista no DDA não será realizada, assim a dívida permanecerá.

Golpe do falso sequestro ou do falso parente

A vítima recebe um telefonema informando que um parente próximo está em poder de sequestradores (o que é mentira) e solicitam o pagamento de resgate imediato através de transferência ou depósito; ou um falso parente telefona para a vítima solicitando um "empréstimo" imediato para arcar com despesas de uma eventualidade inesperada. Forma de ação: Após contatar a vítima nas formas acima descritas, os golpistas passam informações bancárias de conta corrente para a qual a transferência deve ser remetida. 

Proteja-se:

  • Desconfie sempre!
  • Ao receber este tipo de telefonema, não fale o nome do parente em nenhum momento.
  • Desligue o telefone e contate o teu parente para certificar-se de que ele está seguro.
  • Se conseguir, anote os dados bancários fornecidos pelo golpista e avise a polícia.
  • Desconfie de ligações comunicando sequestros. Desligue o telefone e tente contatar o suposto sequestrado.

Falso empréstimo

É a oferta de empréstimos para pessoas negativadas com a promessa de não consultar órgãos de proteção ao crédito. Forma de ação: Anúncios em outdoors, rádios, jornais, Internet, mídias sociais, etc., em que se oferecem empréstimos sem consulta aos órgãos de proteção ao crédito. Ao receber o contato dos interessados em tomar o empréstimo, e após dar maiores informações sobre as condições contratuais, os golpistas solicitam pagamento antecipado de taxas administrativas e seguros prestamistas e, quando recebem o pagamento, que geralmente é por TED, cortam o contato com a vítima.

Proteja-se:

  • Desconfie das facilidades ofertadas.
  • Não efetue qualquer pagamento antecipado de taxas administrativas ou seguros prestamistas. Essa não é a prática adotada por instituições financeiras sérias.
  • O Sicoob nunca pede pagamento antecipado de taxas administrativas ou seguros prestamistas para liberar empréstimos.